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Como Aumentar A Lucratividade De Farmácias E Drogarias?

Como aumentar a lucratividade de Farmácias e Drogarias?

Para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias é importante, em primeiro lugar, manter uma boa administração. Mesmo que a empresa apresente bons resultados, sem a administração correta o administrador não terá informações suficientes para melhorar sua margem de lucros.

Devemos entender que a maior parte das farmácias e drogarias oferecem produtos e serviços similares e, em razão disso, um potencial cliente vai perceber pequenas diferenças que o fazem preferir um estabelecimento ao outro.

Portanto, o administrador não deve se limitar à revenda de medicamentos ou a oferta de determinados serviços, devendo buscar um diferencial para o cliente. A busca desse diferencial vai envolver toda a gestão, inclusive de pessoas e de estratégias de marketing, além do atendimento ao cliente.

Ou seja, para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias é preciso ter uma visão completa da empresa, evitando que qualquer item possa oferecer impactos negativos para o resultado que se espera.

Para começar, o empresário deve considerar que o comportamento do consumidor está totalmente diferente de alguns anos para cá. Diante de um mercado mais concorrido, o consumidor possui opções de escolha e está exercendo esse direito.

Assim, é necessário dar atenção a essa mudança de comportamento, implantando estratégias que possam aumentar a frequência do estabelecimento e, ao mesmo tempo, garantir a fidelização dos clientes.

Ter total atenção com a sua farmácia é, sem dúvida alguma, imprescindível! Você pode utilizar sistemas para o varejo, desde que sejam adaptáveis para farmácias ou algum software específico para o seu ramo de atuação. Assim, você terá maior estabilidade para o seu trabalho, além de torná-lo mais confiável.

Não basta, no atual momento econômico, simplesmente manter meios tradicionais de atendimento: é preciso sempre buscar melhorias. Conhecer melhor os clientes é uma forma de oferecer aquilo que estão buscando.

Para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias é de extrema importância manter uma boa comunicação com os clientes, transformando a venda em uma boa experiência de compra, oferecendo a atenção necessária para que, sempre que o cliente precise de um produto, lembre-se de uma determinada farmácia ou drogaria.

A seguir, apresentamos algumas sugestões para que o administrador possa aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias:

  • Índice

    Implantação de indicadores de desempenho

A implantação de indicadores de desempenho para o estabelecimento irá permitir, a qualquer momento, promover ajustes e elaborar estratégias para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias.

O administrador deve ficar atento aos resultados dos indicadores de desempenho, principalmente à política de descontos aplicada, às condições comerciais de compra e a escala e volume de vendas.

Além desses indicadores, também são importantes o ponto de equilíbrio e o ticket médio. Com esses resultados em mãos, é possível definir metas de produtividade para que o estabelecimento consiga maior lucratividade.

O ticket médio é o valor médio de compra de cada cliente e sua análise permite estabelecer estratégias para aumentar as vendas, como, por exemplo, a implantação de novos nichos de produtos direcionados a um determinado perfil do público-alvo.

Dessa forma, o administrador poderá tomar as decisões mais adequadas a cada momento, melhorando os resultados do estabelecimento, aumentando o nível de produtividade e, em consequência direta, os resultados positivos desejados.

  • Ampliar o mix de produtos oferecidos

O faturamento das redes de farmácia vem aumentando à base de 10% a cada ano, de acordo com informações divulgadas pela Abrafarma, a Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias.

Os resultados, de acordo com a Abrafarma, são decorrentes do mix de produtos oferecidos atualmente pelas farmácias e drogarias, levando os medicamentos a ocupar menos de 35% do faturamento mensal, ou seja, produtos de higiene pessoal, de perfumaria, cosméticos, produtos para cabelos e maquiagem, além de protetores solares e outros, respondem pela maior parte do lucro obtido pelas farmácias.

  • Estabelecimento de parcerias exclusivas

A oferta de produtos de parceiros exclusivos é uma excelente maneira de aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias. Uma das principais fabricantes de cosméticos no Brasil, recentemente estabeleceu parceria com uma grande rede de farmácias, oferecendo através de seus estabelecimentos produtos de uma nova linha.

Essa é uma forma de ampliar o acesso aos cosméticos, que também podem ser adquiridos junto às representantes autônomas. Contudo, vale dizer que as parcerias não precisam ser feitas apenas com cosméticos. Diante da diversidade de produtos oferecidos atualmente, é bastante fácil criar uma nova parceria, agregando valor ao estabelecimento.

  • Qualidade no atendimento e sua importância

A qualidade do atendimento é, sem sombra de dúvida, um dos principais fatores que tornam qualquer cliente fidelizado. Portanto, para o administrador é imprescindível contar com excelentes colaboradores, fazendo com que passem por constantes treinamentos de atualização.

Além disso, é necessário manter um sistema de avaliação dos atendentes e colaboradores, verificando os níveis de satisfação dos clientes, garantindo uma carteira fidelizada.

Para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias, o bom atendimento é crucial, fazendo de cada cliente uma pessoa exclusiva, digna de toda a atenção.

  • Mantendo contato com os clientes através da tecnologia

No Brasil, atualmente, algumas redes de farmácias e drogarias fazem o cadastro de clientes, incluindo o e-mail de cada um. Através desse cadastro, o estabelecimento responsável pelos dados envia e-mails com promoções e ofertas, além de esclarecimentos de utilidade pública com relação à saúde.

Investir em tecnologia, portanto, é um meio de aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias, oferecendo atenção ao cliente não apenas quando ele procura o estabelecimento para adquirir qualquer tipo de medicamento ou outro produto.

Além disso, em conjunto com esse tipo de comunicação, frequentemente são criadas promoções, oferecendo descontos a clientes cadastrados, implantando uma forma de fazer com que o cliente procure aquela determinada farmácia ou drogaria sempre que precisar de algum produto por ela oferecido.

  • Incluindo a farmácia no mundo digital

Uma das melhores estratégias para aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias é mantendo a presença no mundo digital, criando um perfil nas redes sociais para divulgação do estabelecimento e conquista de maior número de seguidores que, afinal, são potenciais clientes.

O uso das redes sociais permite publicar conteúdo relevante, gerando maior interatividade com os potenciais clientes, possibilitando aumentar a carteira de clientes fidelizados e, ao mesmo tempo, gerar maior lucratividade.

Desenvolver novos métodos e aplicar novas tecnologias irá possibilitar aumentar a lucratividade de farmácias e drogarias, indo ao encontro do consumidor que, nesses tempos de mundo virtual, está cada vez mais consciente e conectado com as novas tendências.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Tamarthi! Nós podemos te ajudar a trazer o equilíbrio ao controle de estoque para o varejo farmacêutico! Além disso, se precisar de dicas para deixar suas contas em dia, também pode falar conosco!

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