Compliance: o que devemos saber e como implementar
Você sabe o que é Compliance? É bem provável que você que está lendo este artigo agora, tenha percebido que o termo Compliance tem sido cada dia mais abordado no mundo dos negócios e no setor corporativo em geral.
Tal fato está relacionado diretamente com a aprovação de uma lei que “Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências”, ou seja, a LEI Nº 12.846, DE 1º DE AGOSTO DE 2013.
Com esta lei, sobretudo as organizações passaram a ter uma dedicação e atenção total plena, no que tange a implementação de mudanças na gestão da informação de seus atos administrativos.
Mas, onde o Compliance entra nessa história? O que devemos saber a respeito e como implementar? É o que veremos a seguir, acompanhe!
Definindo Compliance
Originário do verbo inglês to comply , que significa algo como agir em sintonia com as regras, Compliance implica no cumprimento do dever da empresa, instituição e organização em atuar absolutamente harmonizada com as normas e regulamentos estabelecidos e vigentes. Seja o regulamento interno, seja externo, este alinhamento é fundamental para gerar maior credibilidade e reputação, fatores cada vez mais necessários, sobretudo no contexto atual.
Mais do que isso, o Compliance envolve também os princípios de integridade e conduta ética de uma empresa.
Neste sentido, os controles internos devem ser permeados de alguns fatores, como por exemplo:
- Cultura: formada pela responsabilidade e supervisão, bem como pelas políticas e procedimentos adotados pela corporação;
- Gestão: composta por auditoria e monitoramento, levando em conta a avaliação e a disciplina no cumprimento das normas, bem como os procedimentos necessários para a execução de ações corretivas;
- Melhoria Contínua: investindo na educação, treinamento e otimização da comunicação Interna na empresa, etc.
Em síntese, tais fatores, entre outros, servem para garantir o funcionamento das ações estabelecidas pela empresa. Com isso, é possível tecer uma melhor análise e verificar se, de fato, há o cumprimento dos princípios éticos e normas de conduta estabelecidos pela organização.
Implementando Compliance em sua empresa
O primeiro passo é estabelecer na empresa, quais os mecanismos e as formas de controle interno, com o intuito de identificar e corrigir erros e desvios de conduta.
Contar com suporte e a assessoria empresarial de profissionais especializados pode ser o melhor caminho para a execução desta primeira etapa.
Implementar o Compliance é um fato desafiador e cada vez mais necessário. De maneira resumida, o programa deve ser composto de etapas como:
- Análise de riscos, avaliando prováveis problemas de conduta , os quais a organização pode estar vulnerável;
- Plano de ação: uma espécie de planejamento das estratégias para a implementação assertiva do programa de Compliance, definindo etapas, a divulgação do programa e como será feita a capacitação dos funcionários, bem como o monitoramento do cumprimento do programa;
- Código de conduta: criado por meio de um documento que retrate de forma clara, a realidade da empresa/organização, em sintonia com os valores adotados por ela;
- Canais de comunicação para denúncias e análise de situações, etc.
Viu como um programa de Compliance não só pode, como deve ser implementado em sua empresa?
Quer saber mais detalhes e contar com o suporte de especialistas no assunto? Entre em contato agora com a equipe da Tamarhti!