skip to Main Content
Dicas Incríveis Para O Início De Uma Instituição Sem Fins Lucrativos

Dicas incríveis para o início de uma instituição sem fins lucrativos

Quando nós acreditamos e trabalhamos por um propósito maior, não importa o valor que nos custará, por isso fundamos as instituições sem fins lucrativos.

A solidariedade, na maioria das vezes presente nas relações interpessoais e ajuda mútua, inspira a ação de movimentos voltados para a melhoria da vida comunitária, luta pela democracia e defesa de direitos.

É deste encontro de solidariedade com cidadania que vão surgir e se multiplicar as instituições sem fins lucrativos que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para determinar certos aspectos da sociedade.

Mas, depois que você já descobriu como abrir uma instituição sem fins lucrativos, como dar início a ela?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas incríveis para o início de uma instituição sem fins lucrativos para, assim, você fazer um ótimo trabalho nesta organização do Terceiro Setor.

Confira!

O que é instituição sem fins lucrativos

Primeiramente, vamos recordar o que é uma instituição sem fins lucrativos:

  • Uma instituição refere-se a entidade sem fins lucrativos que juridicamente são sempre fundações ou associações; estas, conforme o caso, podem pleitear a obtenção de certos títulos ou qualificações do poder público.

Em decorrência disso, uma instituição é uma expressão empregada para designar a própria corporação ou a organização que você instituiu, não importa o fim a que se destina, isto é, religioso, econômico, cultural, educativo, etc; e esta pode ser pública ou privada.

A título de conhecimento, o Código Civil no artigo 53 define associações com a “união de pessoas que se organizam para fins não econômicos”.

Assim, instituição ou associação é toda a união de pessoas, promovida com um fim determinado, seja de ordem:

  • Literária
  • Beneficente
  • Artística
  • Recreativa
  • Política
  • Desportiva
  • Ou científica que não tenham finalidade lucrativa

E para que sua instituição tenha existência formal perante a lei (personalidade jurídica) é necessário que você providencie o registro de seu estatuto social e de sua ata de fundação no Cartório de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas.

A partir de então, sua instituição sem fins lucrativos passa a possuir plena capacidade de direito, isto é, ela possui personalidade jurídica e, portanto, a capacidade para empregar, contratar, etc., tornando-se um ator social que estará sujeito a obrigações e direitos.

Assim, logo após o estabelecimento da pessoa jurídica, (associação ou fundação) com aquisição de registro no CNPJ, sua instituição passa a desenvolver sua missão.

E como dar início a uma instituição sem fins lucrativos?

Algumas dicas básicas para dar início a uma instituição sem fins lucrativos são:

  • Esteja sempre capacitado(a) para realizar seus projetos, só assim eles tendem a dar certo.
  • Defina bem sua missão, suas metas e escolha os melhores meios.
  • Busque reduzir custos.
  • Difunda o que sua instituição sem fins lucrativos faz ao público-alvo.
  • Um trabalho como a criação de uma instituição deve estar fundamentada no binômio honestidade e trabalho.
  • Faça divulgação da instituição sem fins lucrativos. Para isso, umas dicas excelentes são: criar um blog, fazer alguns prospectos, use a imprensa, cartões de visita, programe ações para eventos, enfim; divulgue seu projeto como um todo.
  • Escreva o estatuto de sua instituição, converse com seus amigos e elaborem os pontos principais.

Outra dica essencial é avaliar o desempenho de sua instituição sem fins lucrativos para checar o que está funcionando, aprimorar ou corrigir ações.

Bônus

Para dar início a uma instituição sem fins lucrativos, temos que te dizer que você também deve se preocupar com as questões contábeis aplicadas ao Terceiro Setor para garantir confiabilidade quanto a identificação da origem dos seus recursos e correta aplicação.

Diante disso, a contabilidade para o Terceiro Setor tem um papel extremamente relevante, pois ela irá demonstrar com precisão e clareza os fatos e atividades operacionais de sua instituição sem fins lucrativos.

Seus voluntários, parceiros, doares e governo esperam que os recursos alocados sejam efetivamente destinados à sua finalidade principal.

Somos uma equipe capacitada e qualificada para atuar junto ao terceiro setor e estamos prontos para te atender!

Nós da Tamarthi Assessoria Empresarial estamos localizados no coração de São Paulo, venha tomar um café!

Siga-nos no Facebook: @Tamarthi

Um forte abraço. 

#tamarthiassessoria #contabilidadesãopaulo #tamarthicontabilidade #contabilidadeparaoterceirosetor #instituiçãosemfinslucrativos

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Tamarthi Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @tamarthiassessoria

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top