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4 Passos Para Aumentar As Vendas Em Sua Farmácia

4 passos para aumentar as vendas em sua farmácia

Um empreendimento comercial que possui todas as condições para gerar resultados financeiros positivos para o empreendedor que resolver investir seus recursos financeiros em ter um negócio próprio, é  em abrir uma Farmácia. Principalmente por ser um tipo de negócio voltado para o comércio de bairros, onde os investimentos não precisam ser elevados e os retornos de investimento são bem mais céleres.

Um dos maiores desafios de todos os segmentos de mercado é aumentar as vendas de seus produtos, e com isso, aumentar a lucratividade do negócio. E, no segmento de farmácias não é diferente. Todos os donos de farmácias querem aumentar sua lucratividade, e para isso, precisam aumentar as vendas de medicamentos.

Acompanhe algumas dicas que preparamos para que você consiga aumentar, através de estratégias bastante práticas e simples as vendas em sua farmácia.

Numa farmácia, o público costuma ser fidelizado mais rapidamente, já que se trata de comercialização de medicamentos, produtos de primeira necessidade. Ao mesmo tempo, o empreendedor poderá aumentar as vendas em sua farmácia através de algumas ações:

Índice

          1-Cadastro no programa Farmácia Popular

O que mais chama a atenção dos consumidores em qualquer ramo de atividade do comércio é a oferta de descontos e promoções. Um empresário que se permite reduzir um pouco o seu lucro pode fazer com que o faturamento seja bem maior, já que irá vender muito mais.

Uma das opções para aumentar as vendas em sua farmácia é fazer o cadastro no Farmácia Popular, um programa federal que amplia o acesso dos consumidores a medicamentos essenciais para doenças que ocorrem com maior frequência e que, normalmente, custam mais quando comercializados sem o programa.

Como o desconto dos medicamentos é repassado através de transferência de recursos do Ministério da Saúde, o empreendedor não leva prejuízo. Pelo contrário, dentro do programa, é possível aumentar as vendas em sua farmácia e conseguir mais clientes.

No programa estão incluídos medicamentos contra hipertensão, diabetes, contraceptivos, entre outros, facilitando a vida dos que deles precisam e não os encontram em postos de saúde ou farmácias do governo.

       2-Venda de perfumaria e cosméticos

A maior parte das farmácias na atualidade vende produtos de perfumaria e cosméticos, e isso não é novidade. Portanto, para aumentar as vendas em sua farmácia, inclua esse tipo de produto, já que os cuidados com a beleza estão sempre em alta e os consumidores costumam gastar quantias significantes com os cuidados estéticos.

Para aumentar as vendas em sua farmácia, crie um setor específico para a venda de perfumes e cosméticos, oferecendo um pouco além do que normalmente as farmácias fazem: tenha um consultor (ou consultora) de beleza para indicar os melhores produtos para cada consumidor.

Você poderá ter de investir um pouco mais, inclusive com treinamento do profissional ou profissionais responsáveis pelo setor, mas terá como diferencial um atendimento de qualidade que, certamente, irá chamar a atenção de seus clientes.

Com um profissional dedicado a informações de produtos cosméticos e de perfumaria, você terá ainda como fazer encomendas para seus clientes, garantindo a eles um preço mais barato do que a concorrência, além de oferecer um tratamento personalizado.

      3-Farmácia de manipulação

Outra recomendação para aumentar as vendas em sua farmácia é investir ou fazer parceria com um laboratório de manipulação. O segmento oferece grandes possibilidades de lucro, uma vez que existem medicamentos que só podem ser vendidos através de sua composição específica para cada paciente.

A farmácia de manipulação exige alguns procedimentos diferenciados de uma farmácia comum, exigindo a presença de um profissional farmacêutico e um laboratório, mas o investimento vale a pena. Ao mesmo tempo em que sabe que poderá encontrar todos os tipos de medicamentos, produtos de beleza e estética e ainda remédios da farmácia popular, o cliente saberá que pode contar com medicamentos especiais, de acordo com o que for determinado pelo médico.

A produção na farmácia de manipulação é feita de forma individual e personalizada, oferecendo ao paciente exatamente o medicamento prescrito e, em razão disso, os valores também são individualizados, podendo se gerar maior lucro, além de possibilitar o atendimento de um público muito mais amplo.

De acordo com os tipos de medicamentos produzidos, é preciso ter profissionais de saúde também especializados, mas essa contratação pode ser feita através de parcerias, atendendo à demanda da clientela.

   4-Parcerias com médicos e profissionais de saúde

A última recomendação para aumentar as vendas em sua farmácia é estabelecer parcerias com médicos e outros profissionais de saúde para encaminhar os pacientes para sua farmácia.

Esse tipo de parceria deve ser feito de forma a beneficiar o paciente, sem pagamento de comissões aos médicos, e sim com a oferta de descontos aos pacientes encaminhados. A parceria é interessante para o médico, que irá oferecer um serviço a mais para o paciente, e para sua farmácia, que irá oferecer um desconto nos medicamentos, criando a possibilidade de fidelização de seus clientes com os médicos e, ao mesmo tempo, com sua farmácia.

Conclusão

Quando se é dono de uma farmácia, aumentar as vendas de medicamentos e serviços pode parecer difícil. Mas, se você aplicar a estratégia correta, você alcançará suas metas e terá muito sucesso, e isso pode fazer uma grande diferença na lucratividade do negócio. E, você pode aumentar o volume de vendas que você tem de várias maneiras, conforme falamos acima.

Ao desenvolver relacionamentos com seus clientes, realizar investimentos em instalações e produtos corretos, além de contar com uma equipe bem treinada no atendimento ao cliente, você conseguirá aumentar o potencial de vendas recorrentes e melhorar a rentabilidade de sua farmácia.

Pense nisso e muito sucesso!

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