Montar uma farmácia por conta própria ou investir em uma franquia?
Montar uma farmácia nunca foi tão lucrativo!
Mesmo com a crise econômica que assola o país, a indústria farmacêutica continua firme e forte. Muito se deve ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, que acarreta na utilização de mais remédios pela população idosa, que cresce mais a cada dia.
Segundo dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácia e Drogarias, é esperado que o setor farmacêutico apresente um crescimento considerável no ano de 2017. Portanto, essa é a hora certa para investir!
Mas, começar um novo negócio não é uma das tarefas mais simples. Por isso, independentemente do segmento, uma dúvida é sempre comum: “devo investir em uma franquia?” Falaremos sobre como montar uma farmácia e responderemos essa pergunta!
Então, primeiro, falaremos sobre as vantagens e desvantagens do investimento no modelo de franquias e quais são as redes franqueadoras de farmácias mais populares!
Vamos lá!
Índice
AS VANTAGENS DE INVESTIR EM UMA FRANQUIA DE FARMÁCIAS
O processo burocrático que envolve a criação de um negócio é complexo e demorado.
Obter toda a documentação necessária para o funcionamento do estabelecimento é cansativo e todo cuidado é pouco, pois, qualquer irregularidade pode acarretar em atrasos e prejuízos para o bolso do empreendedor.
Some isso ao trabalho necessário para construir uma marca de confiança para o consumidor e um plano de negócios eficiente que criará maiores garantias de lucro para o empresário. O resultado é muito trabalho e a necessidade da contratação de alguns serviços.
Uma das grandes vantagens de se investir em uma franquia de farmácias é que o empreendedor não precisará se preocupar tanto com os aspectos mencionados.
Por se tratar de uma empresa que já possui um plano de negócios definido, o franqueado estará investindo em um negócio que já está em andamento, dando continuidade a ele.
NÃO SE PREOCUPE COM A ESTRUTURA
O franqueado não precisa saber como montar uma farmácia para ter o seu próprio negócio. Na verdade, toda a estrutura inicial será disponibilizada pela franqueadora.
Alguns dos serviços que serão disponibilizados pela franqueadora incluem suporte de vendas, gestão e marketing.
Habilidades e conhecimentos necessários para começar um novo negócio são dispensáveis no modelo de franquia.
Ao abrir uma franquia, você conta com suporte de vendas, de finanças e gestão e de marketing, entre outros, podendo aplicar seus conhecimentos de forma direcionada, dentro de um modelo já conhecido.
Então, na prática, significa dar continuidade a um negócio – por isso, o risco e o investimento são menores.
FÁCIL CONTATO COM OS FORNECEDORES
Quando o empresário decide criar uma farmácia por conta própria, precisa contatar fornecedores e negociar preços para facilitar a execução dos seus serviços. Afinal, o começo é sempre difícil.
Ao investir em uma franquia de farmácias, esse problema é eliminado. O contato com os fornecedores se torna mais fácil, já que o empresário investiu em uma marca que já possui presença no mercado. Com isso, além de todo o suporte que já é prestado pela franqueadora, o franqueado também adquire os caminhos mais rápidos para contatar os distribuidores certos e preencher as prateleiras.
COMEÇANDO
O empresário não precisa possuir conhecimentos técnicos na área farmacêutica. Porém, será preciso possuir um sócio que esteja a par de toda a tecnicidade requerida. Sem isso, não será possível dar início a qualquer negócio na indústria da farmácia.
Essa é uma regra que se aplica tanto às franquias quanto às empresas criadas do zero pelo empreendedor.
Além disso, é preciso estar ciente que, independentemente do modelo escolhido, será necessário investir em uma contabilidade que entenda as necessidades do negócio e possa simplificar as obrigatoriedades contábeis. O empresário poderá, assim, se preocupar com outras necessidades do negócio, que irão demandar bastante atenção.
O OUTRO LADO: AS DESVANTAGENS DAS FRANQUIAS DE FARMÁCIAS
Apesar de todas as vantagens, existe o outro lado de investir em uma franquia de farmácias – as desvantagens.
Uma das principais é o lucro. Participar de uma rede de franquias reduz a lucratividade do negócio, já que uma porcentagem será direcionada à franqueadora. Os valores variam de franquia para franquia e devem ser consultados pelo empreendedor interessado em investir.
A maioria das franquias de farmácias cobra, além do investimento inicial, um valor para a concessão da marca – a taxa de franquia.
Essa taxa costuma ser relacionada aos serviços prestados antes da unidade começar a funcionar. São inclusos itens como treinamento e orientação, além de alguns outros serviços oferecidos, que variam de acordo com a franqueadora.
Os custos encarecem o investimento que, apesar de possuir maiores chances de retorno rápido, acabam por comprometer a lucratividade. Por conta disso, o franqueado precisa trabalhar algumas táticas que poderão aumentar as vendas e, por consequência, gerar mais lucro.
O PROCESSO DE DECISÃO
Se deseja investir em um negócio próprio e obter o lucro total do seu trabalho, será necessário assumir todos os riscos que envolvem a criação de uma nova empresa, incluindo a possibilidade do investimento ser em vão e trazer prejuízos.
No caso das franquias, o retorno é certo e boa parte das obrigatoriedades e burocracia se torna menos complexa, já que a franqueadora oferece treinamentos preliminares e orientação durante a operação do negócio. Porém, é preciso ter em mente que o negócio não será apenas seu e que os lucros não serão totais.
Como montar uma farmácia e decidir se a melhor saída é investir em uma franquia ou começar um negócio próprio fica a cargo do empreendedor.
Se ainda restarem dúvidas, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você.
Até a próxima.